SONHANDO COM A ARTE

SONHANDO COM A ARTE

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Plano de Ação





                           E/SUBE/CRE (08.17.612) Creche  Municipal Vila Kennedy.



Plano de Ação 2013




Entendemos que planejar , em sentido amplo é um processo que : “visa dar respostas  a um problema , estabelecendo  fins e meios  que apontem para a sua  superação, de modo a atingir objetivos antes previstos , pensando  e prevendo necessariamente o futuro”, mas  considerando as condições do presente, as experiências  do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos , culturais, econômicos e políticos  de quem planeja e com quem se planeja.
Planejar é uma atividade que está dentro da Educação, visto que esta tem como características básicas : evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam  nortear mais  apropriadamente a execução da ação educativa, prever  o acompanhamento da própria ação. “Planejar e avaliar andam de mãos dadas”
(LIBÂNEO,1992,P221)


               Objetivos gerais:
  •    Garantir  que as políticas públicas, sua implementação e acompanhamento sejam efetivadas.
  •    Promover a atuação conjunta  dos profissionais  da creche independente de cargos, funções e  horários.
  •    Desenvolver  ações de formação continuada dos professores e demais  profissionais.
  •    Promover  o diálogo aberto  creche /família com vistas  as sugestões no intercambio das  relações.
  •    Contribuir  para uma ação articulada  de todos os envolvidos  com a realidade da creche.
  •    Promover a adaptação da infraestrutura  necessária  ao funcionamento de nossa instituição.
  •    Acompanhar  o processo de desenvolvimento/ aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais  no sentido de analisar os resultados   com vistas a sua melhoria.


          Área de atendimento aos PEIs e AACs:


  •    Subsidiar  o corpo docente  na elaboração e implementação  do planejamento anual , propondo alternativas  metodológicas a partir  de reflexões  coletivas.
  •    Promover encontros  e reuniões  com temas relevantes identificados  a partir da observação  e análise  da realidade de nossa creche  que efetivem  a proposta pedagógica.
  •    Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
  •    Analisar  e refletir sobre a avaliação promovendo ações  de melhoria no processo desenvolvimento / aprendizagem.


      Área de atendimento aos alunos:
*                                                           Promover ações que venham à: 



Ø Desenvolver  uma imagem positiva  de si, atuando de forma  cada vez mais independente, com confiança  em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Ø Descobrir e conhecer  progressivamente  seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos  de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

Ø Estabelecer  vínculos  afetivos e de troca  com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas  possibilidades de comunicação e integração social;
Ø Estabelecer e ampliar cada vez mais  as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais , respeitando a diversidade  desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Ø Observar e explorar o ambiente com  atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais  como  integrante, dependente e agente  transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø Brincar, expressando emoções , sentimentos, pensamentos, desejos  e necessidades;
Ø Utilizar as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações  de comunicação, de forma  a compreender  e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos , necessidades e desejos  e  avançar  no seu processo  de construção de  significados, enriquecendo  cada vez mais sua capacidade  expressiva;
Ø Conhecer  manifestações  culturais , demostrando  atitudes de interesse , respeito e participação frente  a elas  e valorizando a diversidade.

  Área de atendimento à família:


   Promover palestras e encontros  com temas  de interesse educativo;
   Orientar  a família buscando a melhoria  da qualidade  de vida  da criança  tanto em sua casa  quanto na creche;
   Promover ações culturais  que aproximem a família da escola

Estratégias:


*   Reuniões pedagógicas  previstas no calendário para creches, oriundas da SME.
   Reunião semanal  entre a equipe pedagógicas  e os educadores.
   Avaliações periódicas de todas as ações oriundas dos diferentes setores/segmentos da creche;
   Acompanhamento das atividades desenvolvidas;
   Reunião de pais mensal com objetivo  de mantê-los  informados /participantes  das  atividades escolares/projetos.
   Utilização do blog da creche  afim  de atualizá-los com  fotos  e planejamentos de ações .
   Palestras para pais e responsáveis sobre diversos assuntos como  saúde /educação/direitos e deveres...
   Atendimento/  entrevistas com os alunos  e pais  sempre que necessário.
*   Observação  sistemática através de relatórios e assistemáticas das atitudes comportamentais  dos alunos  para as intervenções necessária.

CORES... MIL CORES...

CORES... MIL CORES...

2014 ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

2014   ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

Pesquisar este blog