SONHANDO COM A ARTE

SONHANDO COM A ARTE

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEMANA DE ACOLHIMENTO INFANTIL 2013








Semana  de  Acolhimento da Educação  Infantil 2013.

 “ Acolher  significa  estar apto a dar e receber afeto, procurando resgatar  em si e nos outros  as melhores possibilidades  de encontro e relacionamento.
Acolher, mais  do que  apenas  adaptar, é um movimento afetivo de aceitação que equivale a abraço bem  forte, abraço completo, quentinho...
Significa a possibilidade de se colocar no lugar do outro, estabelecendo relações  de cooperação, solidariedade, cumplicidade, apoio”
Abraço completo a infância





Para esta semana de acolhimento,  em que  voltamos  para uma nova jornada, com novos companheiros, com  novos responsáveis,  até mesmo com novos colegas de trabalho. Começamos nossa viagem sonhando e nos preparando para embarcar nesta nave famosa: 
 Creche Vila Kennedy, LUGAR DE GENTE FELIZ,
Paramos para ouvir atentamente  nossa Secretária de Educação, a Srª Claudia Costin.
 Organizamos nosso tempo, para rever questões pertinentes a uma Educação Infantil de Qualidade e ainda estudar os textos sugeridos pela Equipe de Educação Infantil da SME.




Relatamos aqui um de nossos dias .....
Iniciamos  com uma dinâmica  onde foram riscadas  linhas paralelas  no chão imitando pontes. Nestas pontes foram colocadas uma educadora  em cada ponta  sugerindo que essas atravessassem  de um lado para outro ao mesmo tempo, como aconteceu na história da ponte , mas as mesmas ainda não a conheciam. Não se podia cair no abismo, tínhamos de achar um jeito para fazer essa travessia em  conjunto, em pares, para que todos fossem  vencedores na sua tarefa.









 Depois de muito riso, de muita alegria e  muitos tombos no abismo, encontrou-se o “jeitinho” de atravessar a ponte:  um abraço gostoso resolvia toda a nossa dificuldade. Um abraço, uma acolhida  carinhosa bastava para que um grande problema fosse resolvido.
E assim nos remetemos a uma reflexão: O que a lição da ponte  poderia  ser aplicado ao nosso trabalho na creche? Ficou  muito claro para todos,  que o afeto é uma, se não a mais importante ferramenta do acolhimento, como também  da vida, que esse movimento de acolher através do afeto nos remete a  união a cooperação e ao compromisso com um espaço  de GENTE FELIZ.



Tivemos  momentos de formalizarmos planejamentos, estratégias para o desenvolvimento das primeiras atividades.
Houve  momentos para contação de história, para os vídeos  sugeridos e a leitura de textos.







E por fim, na sexta  foi o dia que montamos um painel de mãos ratificando a Creche Vila Kennedy como um   “ LUGAR DE GENTE FELIZ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORES... MIL CORES...

CORES... MIL CORES...

2014 ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

2014   ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

Pesquisar este blog